quinta-feira, 28 de agosto de 2008

COMO??? - parte 1

Estou em São Paulo há cerca de mês e meio. Que feedback tenho a dar sobre a cidade? É uma metrópole que não perde o fôlego, cinzenta por natureza e com muitas opções culturais. Penso que isto já é do conhecimento de todos, mas o que pretendo escrever hoje, não é sobre a São Paulo visível. Hoje apetece-me desabafar, portanto, aqui vai.
Precisei de fazer o pagamento da caução referente ao aluguer de um apartamento, e deparei-me com alguns problemas. Questiono:
Já se imaginaram ter que fazer uma transferência bancária internacional?

- Sim – respondem vocês convictos e muito correctos – É só ter o IBAN e o Código Swift da conta estrangeira e pronto. ERRADO. No Brasil, é necessário abrir uma conta num banco local, no meu caso, o Banco do Brasil. OK… mas o que é necessário para abrir conta no BB? É necessário o CPF (Nr de contribuinte local), que na altura não tinha. E como se tira o CPF? O processo inicia-se no BB. Damos os nossos dados, efectuamos o pagamento, e para dar seguimento ao processo temos que nos deslocar à Receita Federal (é claro que este estabelecimento não fica localizado no mesmo local). Uma vez na RF, é necessário tirar senha (que fica no lado oposto do edifício) e espera-se cerca de 1 hora nesse local. Somos finalmente chamados, e voltamos novamente para o outro lado do edifício. Espera-se um pouco mais, e só então somos atendidos. E o que nos dizem?

- Desculpe, mas vai ter que voltar amanhã.

- COMO???

- Não se pode dar seguimento ao processo, quando o pagamento é efectuado no proprio dia – respondeu uma funcionária forte com a maior naturalidade do mundo.

No dia seguinte voltei, a história repetiu-se, e o tempo de espera também foi maior. Finalmente sou atendido.

- Sr Tiago, agora é só esperar 15 a 60 dias para receber o cartão. Próximo – gritou o funcionário franzino olhando por cima do meu ombro.

- COMO???

1 comentário:

... disse...

Eu fiquei ai 9 meses e não cheguei a receber o dito cartão e não me deixaram abrir a dita conta com o papelito temporário:). Daqui a uns tempos da para rir.
Jinhos Cátia