terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Paranapiacaba

Paranapiacaba é um distrito do município brasileiro de Santo André (estado de São Paulo). Surgiu inicialmente como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, que possibilitava o transporte de cargas e pessoas do interior Paulista para o porto de Santos, e vice-versa.

Escolhemos esta vila ferroviária com ordenação típica Inglesa e rodeada pela densa floresta Atlântica para passar um fim de semana. Paranapiacaba tem imensas opções para actividades ao ar livre, e é um local ideal para fugir aos ângulos rectos da cidade de SP e sobretudo para respirar algum ar puro... nós fomos para caminhar, mas a tarefa não se mostrara fácil, ou melhor, não acontecera...

Clima Tropical úmido com um inverno pouco rigoroso e uma neblina constante. O índice pluviométrico da região é acima de 4.000 mm, atualmente Paranapiacaba detém o título de cidade que mais chove no Brasil.
A minha entrada na Vila... "foto: by Duarte"

Imaginem chegar a uma vila totalmente desconhecida, onde nem pessoas conseguíamos vislumbrar pelo denso nevoeiro. Fomos avançando às apalpadelas até encontrar um ponto de turismo.
Ficámos hospedados na casa de uma família local. Nesta vila a maioria das casas tem a placa de hospedagem à porta. As famílias disponibilizam os quartos da sua própria casa para receber forasteiros.
Gostei bastante da forma como fomos acolhidos, e apoio este género de iniciativas do governo. Assim sabemos que o dinheiro tem um bom destino e não se perde para um qualquer lobby hoteleiro. No dia seguinte o nevoeiro teimou em ficar, a chuva fez-lhe companhia e nós não caminhamos...

Como lá fora chovia e não se via um dedo à frente, ficámos por dentro, visitando algumas casas locais da época dos ingleses.

1 comentário:

'Avva disse...

Não sei quem é o Duarte, mas está a fazer-te concorrência gipsy =) a foto q ele te tirou está assim qualquer coisa como maravilhosa =)

*